sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Ó Senhor, ó Adonai"

Pejoteiros(as) revolucionários(as).

É tempo de ADVENTO, o que significa espera, vigilância, atenção por aquilo que se aproxima. Nesse tempo, somos convidados pela Igreja a uma atitude de mais oração e esperança pela vinda do Messias, nosso LIBERTADOR, o Emanuel (Deus conosco).

Nossa paróquia está em novena, em preparação ao Natal. Estão se reunindo diversos grupos dos vários setores e comunidades. O livreto desse ano, propõe reflexões das Antífonas do Ó, que são invocações ao nosso Salvador, o Messias, o Senhor. Encontramos, Ó MISTÉRIO, Ó LIBERTAÇÃO, Ó SABEDORIA, Ó ADONAI, Ó RAIZ DE JESSÉ, Ó CHAVE DE DAVI, Ó SOL DO ORIENTE, Ó REI DAS NAÇÕES, Ó EMANUEL. Todas essas nomeações, podemos dar ao nosso Deus.

Damos destaque a uma: Ó ADONAI. Adonai, significa MEU SENHOR, em hebraico. Os judeus, sempre que encontram no texto sagrado, o nome de Deus - as quatro letras sagradas -, inclinam a cabeça e reverentemente dizem a palavra Adonai, para não pronunciar o nome de Deus e assim afastar a possibilidade de dominá-lo e manipulá-lo.

Na espera do novo Natal do Senhor, aclamamos e proclamamos a Jesus como o Adonai, Pastor e Guia do seu povo, e pedimos que Ele venha nos salvar com braço forte e poderoso.

Com Maria, demos graças a Deus porque nos revelou o segredo do seu nome: Senhor-Adonai. Peçamos que Ele nos liberte, como outrora fez com Moisés e o povo de Israel.

"Ó Senhor, ó Adonai: de Israel, do teu povo és o guia. Numa fogueira a Moisés te revelaste. No Sinai a teus servos entregaste, uma lei cheia de sabedoria. Vem trazer a teu povo alforria, libertar com teu braço os que amaste. Vem, ó Filho de Maria. Do teu povo és o guia, quanta sede, quanta espera. Quando chega aquele dia?"

Que como Maria se preparou para acolher seu filho, nós também, a exemplo dela, possamos preparar nosso coração para acolhermos Adonai, e fazermos de nosso coração a Gruta de Belém.

GT de Espiritualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário