O que é a PJ?








PASTORAL: Porque nosso modelo é Jesus, nosso pastor. Fazer pastoral é fazer o que Jesus fez, é continuar sua missão. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus Cristo. É ação organizada que atende uma realidade específica.

DA: Pastoral DA Juventude e não DE Juventude. Significa que é dos jovens. É o jovem sendo apóstolo do próprio jovem. O Jovem é o protagonista.

JUVENTUDE: É uma fase de grandes transformações em que o jovem busca sua definição pessoal e social. É o momento de tomada de posição diante da vida, decidindo entre diversas opções que podem determinar o futuro. É tempo de viver com entusiasmo a busca da utopia.

Em outras palavras, Pastoral da Juventude é a ação da Igreja que ajuda os jovens a descobrir, assimilar e comprometer-se com a pessoa de Jesus Cristo e com seu Evangelho. Esta experiência deve levar o jovem a uma ação transformadora.







Para alcançar seus objetivos a Pastoral da Juventude tem uma forma de trabalhar (metodologia) que foi construída ao longo de vários anos de história.

A opção da PJ é a metodologia participativa, onde todos têm a oportunidade de refletir, opinar, decidir e agir em conjunto. O método VER-JULGAR-AGIR-REVERCELEBRAR é um elemento importante desta metodologia. Essa prática promove o crescimento gradual do jovem em todas as suas dimensões (formação integral).

A participação do jovem no grupo de base é o principal meio utilizado pela PJ para atingir seus objetivos. O acompanhamento dos jovens e dos grupos, realizado pela assessoria, também é fundamental.

Para facilitar o processo de formação e a participação efetiva dos jovens, a PJ deve ter uma organização nas paróquias, nas regiões, na diocese, etc.

O método VER-JULGAR-AGIR-REVER-CELEBRAR procura integrar fé e vida. Parte da realidade e leva a uma ação transformadora.
VER - Tomar consciência da realidade.
JULGAR - Confrontar a realidade com o Evangelho.
AGIR - Realizar uma ação transformadora.
REVER - Avaliar os resultados para criar uma nova ação.
CELEBRAR - É reconhecer a presença de Deus na caminhada. É recordar conquistas e dificuldades, e ganhar força para novos desafios.

ORGANIZAÇÃO DA PJ



COORDENADOR DE GRUPO

Ao sentirem a necessidade de estarem juntos, os jovens se reúnem nos grupos de base. Ali, um deles é eleito coordenador para ser o elo de ligação direta com a PJ paroquial, representando o grupo e garantindo a unidade do trabalho.


PJ NA PARÓQUIA

Os jovens dos diversos grupos de cada paróquia elegem uma Coordenação Paroquial. Esta deve estar a serviço dos grupos para que haja comunhão entre os mesmos e participação ativa na caminhada da PJ da diocese.


PJ NA REGIÃO

As paróquias mais próximas, normalmente com uma realidade mais parecida, são reunidas em regiões pastorais. Assim, os grupos podem ter contato com outras paróquias e trocar experiências. Para isso, é importante o trabalho do articulador da região, um jovem escolhido pela região para representá-la na Diocese.



PJ NA DIOCESE

Os coordenadores paroquiais elegem uma equipe de coordenação que, junto com os articuladores formam a comissão diocesana. Esta comissão deve promover a articulação da PJ através de reuniões, assembléias de avaliação e planejamento, retiros, cursos e acompanhamento das Coordenações Paroquiais. Deve ainda representar a Pastoral da Juventude nos momentos em que ela for convidada ou convocada A Comissão Diocesana junto com os Coordenadores Paroquiais formam a Comissão Diocesana Ampliada (CDA), permitindo maior participação nas atividades da PJ na diocese.