segunda-feira, 12 de julho de 2010

A toda essa tribo querida da Pastoral da Juventude,

Celebrar o Jubileu de 25 anos de caminhada merece todo o respeito e toda a paixão.

Não vou dar muitos conselhos para vocês, porque de conselhos que ficam em conselhos, está cheia a Igreja e o Mundo. Além do mais, vocês já sabem tudo e estão dispostos/as a caminhar com os olhos e o coração abertos.

Eu cito com freqüência o poema de um jovem poeta colombiano. Vale para vocês. \"Sólo tres cosas tenía / para su viaje el romero: / los ojos abiertos a la lejanía, / atento el oído y el paso ligero [2].\". Fazendo questão de que o caminho seja ELE. A graça e o compromisso de nossas vidas é sermos seguidores/as de
Jesus de Nazaré. \"Gritar o Evangelho com a vida\". Optando pelos pobres e pela militância popular. Sendo Igreja inculturada, comprometida, \"esperançada e esperançadora\", como diziam os mártires jesuítas de El Salvador.

Com 25 anos de caminhada vocês estão espertos/as. Agora se trata de renovar radicalmente o compromisso batismal e a Pastoral da Juventude.

Para todos/as, um forte abraço e a paz subversiva do Evangelho.

Dom Pedro Casaldáliga[3]
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
[1] Mensagem enviada por Dom Pedro, por ocasião dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude, em 29/04/2010
[2] “O romeiro só tinha três coisas para a viagem: os olhos abertos para o horizonte, os ouvidos atentos e o passo ligeiro”
[3] Bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário